quinta-feira, 12 de junho de 2008

Pensamentos pedagógicos....rs

Numa longa discussão sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e práticas escolares, onde me posicionava cética em relação à possibilidade da interdisciplinaridade nos atuais moldes da produção científica, fui surpreendida pela seguinte afirmação: “mas todos somos essencialmente interdisciplinares em nossas práticas cotidianas”. Essa afirmação mexeu com as minhas convicções, quando parei para pensar que só no simples ato de cozinhar, trago conhecimentos e perspectivas da biologia (tipos de alimentos), da física (tempo de cozimento) e até mesmo de história (comida típica de onde mesmo?). Minhas inquietações estavam calcadas principalmente nas dificuldades de diálogo entre as disciplinas, por conta dos métodos, linguagens peculiares, no campo super especializado de cada disciplina. Apesar das minhas antigas resistências em relação à interdisciplinaridade, vejo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1999, e as Diretrizes de 2006 avançam ao propor novas formas de trabalhar o currículo, evitando a excessiva fragmentação presente no currículo até então.Porém, embora convencida da necessidade e importância de um trabalho interdisciplinar, entendo que ainda há uma resistência de diálogo entre professores de diferentes áreas. Esta se dá no campo do conhecimento acadêmico especializado da formação inicial (dificuldade de diálogo, de abertura para o desconhecido, preservação da identidade profissional), como também nas dificuldades de se pensar num currículo integrado dentro da atual jornada de trabalho do professor, que chega a trabalhar três turnos, em diferentes escolas. No meu entender, essa carga excessiva (fora o trabalho extra-sala, realizado em casa) dificulta a operacionalização de um projeto interdisciplinar na escola.Desta forma, é extremamente importante que as políticas públicas educacionais olhem para as condições materiais dos professores, para que propostas inovadoras como essa possam fazer com que o professor busque uma nova identidade – não mais aquela calcada na sua formação inicial – mas uma identidade múltipla, característica da sociedade contemporânea.

Um comentário:

Hyago" CM. disse...

Pois é! Gostei do texto, li umas palvras que não conhecia, aumentei meu vocbulário!(Uhuuullll!) Eu sou aluno de ensino médio, sou meio suspeito em falar sobre assuntos como disciplina, matemática, ou interdisciplinaridade. Mas, sou aluno da Carol, então eu sou FERA! É Carol, coisas como essa também enxem meu saco algumas vezes, fico pensando porque fazer isso se eu queria fazer aquilo, porque eu faço isso se ninguem me obriga, isso faz parte de nosso cotidiano, e as vezes acho que poderia tudo ficart m pouco mais chato sem essas coisas pra gente pensar! (y)